Zandir-Santos-Vereador-Que-Diáspora-Cabo-Verdiana-Merece-Autárquicas 2020, Cabo Verde. Candidato independente, Nelson Lopes. Más Soncent. São Vicente, Mindelo

MÁS+ SONCENT: ZANDIR SANTOS, UM VEREADOR QUE SÂO VICENTE E A NOSSA DIÁSPORA MERECE

Podemos resumir o movimento independente Más Soncent como um grupo de pessoas, principalmente jovens, que estão frustrados e cansados do sistema político de São Vicente. E ao invés de simplesmente criticar o sistema, este grupo de pessoas se uniu e formou o Más Soncent para transforma-la.

Das pessoas que acreditam neste movimento independente está Zandir Santos. É conhecido por ser um activista e agente de mudança em Cabo Verde e em São Vicente.

Há quase dois anos, Zandir Santos recebe atenção massiva em Cabo Verde e na diáspora pelo seu ativismo que tem levado a mudanças legislativas, especificamente nas Alfândegas De Cabo Verde.

Zandir travou uma luta contra a Alfândegas De Cabo Verde no que diz serem “injustiças económicas contra os Cabo Verdianos em Cabo Verde e na diáspora.

Zandir foi abordado pelo candidato do Más Soncent à Câmara Municipal De São Vicente, Nelson Lopes, para ser o Vereador Da Diáspora.  Nelson diz, “Abordei Zandir através do convite para juntar a equipa do Más Socent, porque conheço o amor e a luta de Zandir para o nosso povo aqui em Cabo Verde e pela nossa diáspora Cabo Verdiana.”

Nesta entrevista exclusiva com www.massoncent.com, falamos com Zandir Santos e ele explica mais detalhadamente sua decisão de se unir a Más Soncent para trazer a tão necessária mudança política para São Vicente.

UM A UM COM ZANDIR SANTOS

O que te levou á aceitar o convite na participação do movimento independente Más Soncent?

A razão pela qual aceitei o convite de Nelson para se juntar à Más Soncent é simples. Amo São Vicente e quando fizeram a proposta no sentido de tirar São Vicente do estado de decrescimento em que se encontra senti o dever de dar o meu contributo. Das coisas que me deram certeza sobre a adesão ao Más Soncent é o fato de ser um movimento independente, apartidário.

Você está na lista da Más Soncent como Vereador da Diáspora. O que isso significa e o que acarreta?

Logo que fui apresentado com a ideia de se ter um vereador na diáspora com o objectivo de resolver suas preocupações, imediatamente, achei isto fantástico! É mesmo o que precisamos, pois, é uma necessidade imperiosa. Uma vereação especificamente dedicada à nossa diáspora está mais de 300 anos atrasada. Foi uma grande honra e com humildade que aceitei o convite, porque nossa diáspora merece. E sei, sem dúvida, ser a pessoa certa para liderar uma vereação em prol da nossa diáspora.

Digo isso porque conheço as necessidades de nossa diáspora. Já morei no estrangeiro e sei que existem muitas frustrações quando retornam a São Vicente. Mas também conheço as soluções para suas frustrações aos quais tenho proposto nos últimos dois anos vigorosamente no Facebook e nos meus escritos.

Propus soluções desde as taxas e tarifas exorbitantes nas Alfândega, ao desserviço de linhas extensas que encontram em aeroportos e bancos e a burocracia em instituições como o Cartório de São Vicente e a Câmara Municipal de São Vicente e assim por diante.

E sem deixar de fora o fato de eu ser licenciado em Gestão de Negócios pelo Rhode Island College, EUA, 2010. Eu também estudei e me especializei em filosofia pelo Rhode Island College.

Pode falar-nos brevemente sobre o significado da diáspora Cabo Verdiana para Cabo Verde?

A diáspora Cabo Verdiana para os cabo-verdianos em Cabo Verde é de extrema importância.

Em primeiro lugar, todos sabemos que a diáspora Cabo Verdiana contribui com uma parte substancial do PIB de Cabo Verde. As estatísticas variam dependendo de onde vêm, mas muitas análises mostram que a contribuição da nossa diáspora para Cabo Verde está dentro da faixa de 35% do PIB Cabo Verdiano estritamente baseado em remessas. Ou seja, sem ter em conta as outras formas como a nossa diáspora estimula a economia Cabo Verdiana através das casas que constroem, dos carros que trazem e compram, dos barris e contentores que enviam, etc.

O impacto socioeconômico da nossa diáspora na nossa sociedade em Cabo Verde é de grande valor. A nossa diáspora contribui, doa e apoia os nossos Cabo Verdianos em Cabo Verde em tempos de catástrofes naturais, em tempos de pandemias, na doença e na saúde e assim por diante.

Cabo Verde, incluindo São Vicente, tem inúmeras organizações sem fins lucrativos que foram criadas e são apoiadas pela nossa diáspora.

Zandir, falas com muita paixão sobre a diáspora e sua importância para São Vicente e para Cabo Verde como um todo. Como a diáspora pode ajudar neste processo de mudança para São Vicente via Más Soncent?

Como sabem, as leis de Cabo Verde não permitem que a nossa diáspora vote nas eleições locais.

No entanto, nossa diáspora tem uma parte significativa de que precisam para se engajar nessas eleições. A nossa diáspora ajuda e, em alguns casos, sustenta muitas famílias em Cabo Verde. Solicitamos que informem suas famílias, parentes e amigos sobre a importância de votarem em independentes. Neste caso, em São Vicente, Más Soncent.

Só votando em independentes irá verdadeiramente mudar o espectro político em Cabo Verde.

Nossa diáspora é necessária para fazer essa mudança. A nossa diáspora deve informar e falar da importância do voto independente para a sua família, parentes e amigos em Cabo Verde.

Zandir, obrigado pelo seu tempo. Você tem alguma palavra final?

No dia 25 de Outubro vamos votar pela mudança. Vamos votar em São Vicente e não por interesses pessoais e políticos. Pensemos em melhorar o nosso presente, mas também em preparar um caminho próspero para as futuras gerações de São Vicentinos e todos os Cabo Verdianos.

Obrigado São Vicente. Avancemos para um São Vicente com mais. Muito mais!

Obrigado.

CLIQUE E VISITE MÁS SONCENT NO FACEBOOK

Una-se Com Más Soncent, Partilha:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.