Albertino-Gonçalves-Autárquicas 2020, Cabo Verde. Candidato independente, Nelson Lopes. Más Soncent. São Vicente, Mindelo

Más Soncent: Albertino Gonçalves, Pessoa Certa Para Ser Nosso Presidente Da Assembleia

Apresentação
Cabo-verdiano, natural de S. Vicente, casado, pai de 5 filhos adultos.
Formação: Gestão Bancária, Economia e Gestão Empresarial/Mestrando em Governança Corporativa.

Razão Da Candidatura
Por ser “fidje de Soncent”, com imenso amor por essa ilha e por Cabo Verde. Mas, que carrega muito desgosto e pesar, de ver como anda a sua apreciada ilha. Por isso, está aqui respondendo ao chamamento do seu apoio para o Movimento Independente Más Soncent (MIMS), numa altura em que vivemos uma tripla crise, a sanitária, social e económica.

Por outro lado, por se tratar de uma candidatura independente e supra-partidária que pretende conglobar todos os nascidos, residentes e não residentes, na luta pela salvação e dignificação da ilha de São Vicente, na criação de um Poder Local dinâmico e solidário, através de uma participação segura e consciente, nos assuntos de benefício deste município.

Resumo
Oriundo de família humilde de Santo Antão, nascido em Fonte Filipe, passou pelos bairros Monte Sossego, Fonte Inês, Ribeirinha e Vila Nova.
Cumpriu serviço militar obrigatório em 1983, trabalhou em Santiago/S. Vicente na ex-empresa EMEC, ingressou na carreira bancária na ilha de Santiago, no BCV/BCA, onde viveu e trabalhou durante vários anos.
Residência atual em Alto de Pombas Brancas – S. Vicente

Ações Sociais, Desportivas, Ambientais e Financeiras
Desde jovem é envolvido em projetos sociais, principalmente em Aldeia SOS Cabo Verde, Lares de Idosos e Comunitários, liderando equipa de voluntários, na implementação de diversos projetos. Voluntário de várias associações como, a ADECO, ACATI, Aldeia SOS Cabo Verde, Associação Chã das Furnas em Santo Antão. Palestrante de Educação Financeira e Ambiental, na Área Desportiva Vertente Financeira, Formador do IEFP, se destaca por liderar a ADRCSA – Ponta d’ Ponta, com bons resultados nos sucessivos mandatos (2007/2011;2014/2016;2016/2020), considerada a melhor Associação do Ano 2015, na categoria de VOLUNTARIADO, Somos Cabo Cabo Verde.

Política
Apesar de nunca ter pretensões políticas, seu expressivo trabalho comunitário lhe rendeu convites de partidos políticos, na cidade de Assomada, Praia e S. Vicente. Seu desapontamento particularizado com a forma de fazer política em Cabo Verde, sempre lhe manteve afastado deste meio, mas sem perceber, que o trabalho comunitário lhe exigia entender e praticar a política. Hoje, é político sim, mas não no sentido clássico da palavra, não no modelo individualista, e sim coletiva.

Como cidadão – Fiscalização do Poder Central/Local
Atento nos Orçamentos do Estado (OE) e os da Autarquia, numa perspetiva de tentar sempre entender se, as políticas refletem as necessidades da comunidade em geral.

Um dos marcos, Poder Local, por falta de uma postura dialogante por parte do atual Presidente da CMSV, Augusto Neves, com “abuso de poder”, foi apresentação de uma Carta Aberta, subscrita pela então direção Ponta d’ Pom, publicada no Jornal A Semana, em 20/10/2015, denunciando a má governação do erário público, falta de respeito para com os munícipes, arrogância e prepotência, descriminação a algumas ONG’s, incluindo Ponta d´Pom.

Essa demarcação foi elogiada pela população, mas que tem gerado uma severa perseguição política, a ponto de, desde 2012, o Presidente da CMSV, não ter dado nenhum apoio à Ponta d Pom, entretanto, outras associações e equipas de futebol eram contempladas com apoios.

.

Una-se Com Más Soncent, Partilha:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.